Adeus, Oscar

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Faleceu nesta segunda-feira (20) um dos mais renomados estilistas e designers de moda, Oscar de la Renta.
Tornou-se conhecido no início dos anos 60, por vestir um dos maiores ícones de moda da época, a primeira-dama dos Estados Unidos, Jaqueline Kennedy.

Oscar de la Renta nasceu na República Dominicana em 1932 e trabalhou nos ateliers de Cristóbal Balenciaga, Lanvin e Balmain antes de lançar a sua própria marca. Vestiu várias primeiras-damas dos Estados Unidos da América, de Jacqueline Kennedy a Michelle Obama, assim como algumas celebridades. Mais recentemente, De la Renta foi responsável pelo vestido de noiva de Amal (agora mulher de Clooney).

SJP Met Gala.JPG

Amy Adams Oscares 2013.JPG

“My role as a designer is to make a woman feel her very best” Oscar de la Renta







A trajetória do estilista com as primeiras-damas e celebridades.


Depois de lutar por 8 anos contra um câncer, o estilista Oscar de la Renta morreu aos 82 anos, em Connecticut, nos EUA.
Era considerado o ‘Gentleman’ da moda norte-americana, Oscar nasceu em Santo Domingo, na República Dominicana, em 1932; iniciou sua carreira na moda em Madri, ao lado de Cristóbal Balenciaga, depois trabalhou com Lanvin em Paris e, em 1963, mudou-se para Nova York para trabalhar com Elizabeth Arden. Nnaturalizou-se americano em 1971 e estabeleceu-se nos EUA e começou a destacar-se principalmente após ganhar espaço cativo no guarda-roupa de Jackeline Kennedy.
Posteriormente, outras mulheres de políticos também passaram a investir em peças assinadas pelo estilista. Como foi o caso de Barbara e Laura Bush, Betty Ford e Hillary Clinton.
Hillary, aliás, era bastante próxima de Oscar.
Michelle Obama não seguiu a tradição das outras primeiras-damas e só apareceu com um vestido do designer recentemente, no último dia 8 de outubro, durante o evento Fashion Education Workshop, na Casa Branca, em Washington.
Fora do circuito político, Oscar de la Renta conquistou uma legião de celebridades Audrey Hepburn e Liza Minnelli.


Vestidos de noiva assinados por Oscar de la Renta

A última que vestiu um look de núpcias assinado por ele foi Amal Alamuddin, no seu casamento com George Clooney. A peça desenvolvida por medida para a ocasião já era, segundo ele, a última porque ele queria reformar-se.
Outra que optou por seu estilo clássico foi Kate Bosworth. No seu casamento com Michael Polish no dia 31 de agosto de 2013, numa cerimônia com ares campestres. 
Entre outras famosas, a atriz Katherine Heigl e Jenna Bush, filha do ex-presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, também subiram ao altar com vestidos do estilista. Katherine casou-se com Josh Kelley em dezembro de 2007 e Jenna com Henry Chase Hager em maio de 2008.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário