Preparação total para o Verão

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Tenho encaminhado os posts do blog todos para o Verão (embora ele ande timido) e não saímos desta saga! Já tinha falado de alguns cuidados aqui, mas hoje quero resumir tudo o que devemos fazer para nos portarmos bem e ficarmos morenas, saudáveis e lindas!



AVANT SOLEIL

1 mês antes - Podem começar a tomar nutricosméticos para preparar a pele para o sol. Ajudam a proteger a pele contra os raios UV e realçam o efeito dourado.
No meu caso é obrigatório porque sou alérgica ao sol e fico cheia de borbulhinhas.
2 semana antes (e durante todo o ano) devemos fazer uma esfoliação todas as semanas para eliminar as células mortas, e assim ter melhores resultados com a depilação e preparar a pele para ficar com uma cor mais uniforme.
Farei também um post mais à frente com os cuidados para a depilação durar mais.
1 Semana antes - para quem ainda não foi a praia e quer ir já com uma corzinha, usem autobronzeador uma semaninha antes (com todos os cuidados como esfoliar muito bem a pele antes para não ficar manchada) e/ou um BB Cream com proteção solar.

PENDANT LE SOLEIL

O sol é o maior vilão no que toca ao envelhecimento.
Por isso já sabem para além de tratar da pele em casa o protetor solar é o nosso melhor amigo.

No rosto, coloquem um protetor solar com FPS 30 no mínimo para evitar manchas de pele. Para quem tem a pele oleosa usem um sem óleo (Oil Free). Podem também usar um BB cream como disse em cima, especialmente se tem manchas de pigmentação ou olheiras.
Não se esqueçam o protetor demora até fazer efeito por isso apliquem o produto 20 minutos antes da exposição solar (no rosto, eu aplico todos os dias mesmo quando está mau tempo para evitar manchas).

No corpo, ponham protetor (de preferência resistente à água e à transpiração) na praia, na piscina ou quando praticam desporto ao ar livre,  à água e à transpiração. A opção mais comum é em creme, mas este ano os protetores em spray estão em todas as prateleiras das farmácias e supermercados e são um também uma boa opção.
Tal como no rosto, apliquem o produto 20 minutos antes da exposição solar.

Rosto e corpo
Quando estão expostas ao sol, voltem a aplicar protetor de 2 em 2 horas aproximadamente e sempre que voltarem da água.
Redobrem os cuidados em sítios sensíveis como lábios, cicatrizes, tatuagens e neste caso podem usar um dos protetores que falei em cima ou aquele em sticks, que são mais pequeninos e ideias para zonas sensíveis.
Especialmente nos primeiros dias, ter em atenção algumas zonas que normalmente escapam: orelhas, pés são aqueles em que apanhamos sempre o escaldãozito, quem nunca? 

Cabelo - Não se esqueçam dele
Podem ver aqui as dicas do artigo que escrevi à pouco tempo.

APRÈS SOLEIL

Depois de já estarmos morenas temos que hidratar a pele para a cor durar mais, então um bom hidratante é indispensável. Pode ser creme ou um óleo depois do banho. Podem optar por um after sun, (podem até usar esta receita e fazer o vosso próprio After Sun como expliquei aquiou simplesmente aquele creme que usam sempre (atenção aos prazos de validade)
Se apanharam um escaldão que não foi grave (alguns só recorrendo ao hospital mesmo) porque não passaram protetor ou ele estava fora do prazo, há produtos que ajudam a acalmar a pele das vermelhidões, tais como cremes com óleos vegetais como o óleo de coco, aloé vera entre outros ou então vão à farmácia e peçam uma pomada própria como bepanthene (depois também serve como hidratante entre outros como falei aqui.
Se estiverem queimadas deixem esse vermelhidão passar ou se estiverem de férias num sitio que tem que aproveitar a praia, ponham o dobro do protetor solar e guarda-sol e chapéu na cabeça!
Outro segredo é a alimentação, depois de estarmos morenas apostem neste 5 alimentos ricos em Vitamina A: Laranja, manga, mamão e cenoura e pimento vermelho, eles ajudam a manter o bronze. 

Aproveitem bem meninas, não há nada como aquele cor saudável do bronzeado.

Sem comentários:

Publicar um comentário