O sono e a beleza estão interligados!

quarta-feira, 21 de maio de 2014

aurora
De que adianta estarmos em dia com a dieta, beber muita água, gastar nosso rico dinheirinho com cremes para o cabelo e a pele, maquilhagem e cosméticos se não conseguimos dormir bem?
Não é à toa que existe a expressão “sono de beleza”. Enquanto estamos a dormir, o nosso metabolismo trabalha loucamente produzindo hormônios e renovando as nossas células para desfazer os estragos do dia. Por exemplo, é durante o sono que o corpo produz as substâncias que garantem a firmeza da pele e até regulam a compulsão por comida e a gordura abdominal! E quem dorme bem garante a hidratação natural da pele e do cabelo.
Para tudo correr bem, é preciso um sono tranquilo e de qualidade, e aqui vão algumas dicas:
  1. Respeita os horários de dormir. Em média, o corpo precisa de 8 horas de sono para acordar bem no dia seguinte. Evite as sonecas prolongadas durante o dia para não roubar o sono da noite.
  2. Evita alimentos estimulantes. Coca-Cola, café, guaraná, energético, chá preto depois das cindo da tarde, nem pensar! A cafeína vai manter o cérebro a mil e o sono vai embora. Existem também outros alimentos que podemos evitar antes de dormir.
  3. Relaxa. O ideal é desligar todos os aparelhos como a TV, computador e telemovel uma hora antes de ir dormir porque eles deixam o nosso cérebro agitado por causa das actividades e da luminosidade, e desssa forma ele demora até relaxar o suficiente para que o sono seja tranquilo. Que tal só uma musiquinha relaxante com sons da natureza e um quarto bem escurinho?
  4. Meu colchão, minha vida. De que adianta estar relaxadíssima se durante o sono o colchão afundar e deixar o corpo todo torto? Ou se ele for duro como pedra? Vamos acordar com os músculos tensos e isso pode trazer até problemas de saúde. Procurar um colchão com a densidade correta para sua altura e peso é o ideal, como um colchão viscoelástico. 

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