9 crimes da beleza: deixe de lado hábitos que prejudicam sua pele

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Algumas manias parecem irresistíveis e até inofensivas - como pedir o batom da amiga emprestado -, mas por trás de velhos hábitos escondem-se os maiores assassinatos à beleza.



1. Dormir sem tirar a maquilhagem

Dormir de maquiagem uma vez na vida não faz mal, mas quando o hábito se torna frequente, pode causar danos à beleza. Não fazer uma boa limpeza pode entupir os poros e favorecer o aparecimento de cravos e espinhas, manchas e até as pestanas podem ficar quebradiços. Além de causar sensibilidade e irritações. Com o tempo os resíduos na pele contribuem para a degradação do colágeno e da elastina acelerando o processo de envelhecimento. 

2. Esfregar as pestanas para retirar a máscara

Evita friccionar as pestanas! Isso pode levar à queda e quebra dos pelos, que com o tempo ficam com menos volume e mais curtinhos. Esfregar com força também faz a região ficar mais sensível e suscetível ao aparecimento de linhas finas e rugas precoces. 

3. Puxar a pele que está a descascar

Pode ser irresistível puxar aquela pelezinha que está a descascar, mas se ela ainda está presa ao seu corpo, é porque a pele por baixo ainda não cicatrizou. Arrancá-la pode até causar uma ferida.

4. Economizar no protetor solar

Eles são caros e devem ser reaplicados a cada 2 horas, é verdade, mas se for para economizar, é melhor nem ficar exposta ao sol! Tudo que economizarmos em protetor, gastararemos depois em loções pós sol para queimaduras - além do incômodo da vermelhidão e das horas sem dormir. Com o tempo, podem surgir manchas e a pele fica mais suscetível ao cancro de pele. O ideal é cobrir completamente a superfície e nunca usar FPS menor que 15.

5. Espremer espinhas

Além de deixar uma ferida aberta a todas as bactérias presentes no ar, espremer espinhas pode deixar uma marca e até manchas na pele. Caso a ponta esteja muito amarela, até dá para tirar, mas só depois do banho com a região e as mãos limpas e sem usar as unhas!

6. Passar a mão no rosto

Tens a mania de afastar a franja, coçar a testa ou apoiar a bochecha nas mãos? Esses hábitos transferem as bactérias das mãos para a face, contaminando a pele e aumentando as hipoteses de acne e infecções.

7. Não limpar os pincéis de make

As bactérias da tua pele ficam acumuladas e proliferam entre as cerdas, se não forem lavadas aquilo volta de novo para o teu rosto. O problema é essa “sujidade” que se acumula nos poros e provoca e espinhas. Lava os pincéis com sabão neutro a cada 2 meses no máximo!

8. Usar maquiagem emprestada

Se usar os teus próprios pincéis sujos já pode causar incômodos, imagina usar os de outra pessoa? A situação fica ainda pior quanto partilhamos batons ou máscaras de pestanas.  O batom, por exemplo, leva com ele fungos, vírus e bactérias presentes na saliva que podem causar doenças como sapinho, herpes labial, mononucleose e gengivite. 

9. Usar produtos fora do prazo de validade

Corremos o risco de ter alergias que podem gerar manchas na pele, irritações, dermatites e até infecções. Batons e lápis para os lábios, por exemplo, podem causar alergias e lábios secos. Já as máscaras para pestanas, sombras, lápis de olhos e delineadores podem provocar uma conjuntivite alérgica nas pálpebras.

Sem comentários:

Publicar um comentário