Os únicos ingredientes anti-idade que realmente funcionam

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014


Em média, as mulheres usam 12 produtos cosméticos diariamente e vários desses garantem ter propriedades anti-idade, mas será mesmo? Muitos cremes caros com algas ou caviar prometem reverter os sinais da idade, mas na realidade, os ingredientes mencionados e muitos outros não funcionam.
A seguir, uma lista dos ingredientes anti-idade que realmente funcionam e que devem fazer parte da sua rotina de beleza:
Vitamina A
  • Tretinoína – também conhecido como Retin A, é a fórmula ativa da vitamina A e só pode ser comprado com prescrição médica. O uso tópico melhora a textura da pele, suaviza rugas e trata hiperpigmentação (manchas). Pode causar irritação e peeling.
  • Retinol – forma menos potente de vitamina A disponível sem prescrição médica. É eficaz em tratar os sinais da idade após 12 ou 24 semanas de uso contínuo.
  • Retinaldeído – outra forma de vitamina A e mais uma opção de tratamento para o rejuvenescimento da pele. Demonstra melhora significativa no tratamento de rugas.
  • Retinil Palmitato – outra forma de vitamina A que protege a peles contra os danos do sol a nível molecular. Porém resultados só foram observados in vitro.
Ácidos Hidróxidos
Agentes em peelings químicos que causam o processo de exfoliação profunda, entre eles: ácido glicólico, ácido málico, ácido láctico e ácido cítrico. Pode comprar produtos que possuem ácidos de concentrações menores que 10% sem prescrição médica. Cremes com 8% ácido láctico e 8% ácido glicólico demonstraram melhora significativa na pele quando usados por 22 semanas. Concentrações de 25% engrossam a derme e epiderme e aumentam a elasticidade da pele.
Vitamina C
Antioxidante tópico que age a nível molecular e protege a pele contra os raios nocivos do sol, aumenta a produção de colágeno e diminui inflamação. 
Vitamina E
Antioxidante que neutraliza radicais livres na pele e oferece proteção contra o photo-envelhecimento da pele.
Ácido Lipóico
Exfoliante e anti-inflamatório. Concentração de 5% diminuiu rugas após 12 semanas de tratamentos em testes.
Vitamina B3 (Niacina)
Antioxidante potente que aumenta a barreira de lipídios na pele e assim reduz perda de água. Aplicação tópica reduz o número de rugas, aumenta elasticidade e trata hiperpigmentação. 
 Todos os dias novos ingredientes que prometem combater os sinais de idade saem para o mercado, como flavenóides e derivados de café, mas apenas os citados acima foram extensamente testados e comprovados. Não se deixem enganar, analisem os ingredientes dos cosméticos e usem o mais indicado para a vossa pele.
Fonte: Revisão Científica por Nolan KA and Marumur ES. publicada no Jornal de Drogas Dermatológicas

Sem comentários:

Publicar um comentário