Materiais tóxicos em bijuterias

domingo, 8 de dezembro de 2013



Já há uns tempos tinha lido uma matéria sobre isto num blog brasileiro. Segundo um programa de televisão brasileiro, um teste revelou níveis altíssimos de cádmio em um carregamento de dezesseis toneladas de bijuterias vindas da China.
O cádmio é um metal tóxico, que pode causar sérios problemas de saúde. Brincos, pulseiras, anéis e cordões com essa composição, podem estar a ser vendidos em lojinhas de vários países. E o pior é que não há legislação sobre o assunto.
cádmio é um metal branco azulado, relativamente pouco abundante. É um dos metais mais tóxicos, apesar de ser um elemento químico essencial, necessário em quantidades muito pequenas, entretanto a sua função biológica não é muito clara. Normalmente é encontrado em minas de zinco, sendo empregado principalmente na fabricação de pilhas
Quando usamos uma bijuteria com essa substância, o organismo absorve e ela acaba por se acumular nos rins. O problema todo é que a quantidade que o organismo consegue expelir é 100 vezes menor que a que conseguimos ingerir.
A maioria das vezes essa substância causa irritação na orelha, justamente tendo maior facilidade de ser absorvida pelo organismo. Alerta principalmente às crianças, que estão ainda em formação e tendem a levar as peças à boca.
Então, o custo baixo dessas peças, que na maioria das vezes são muito pesadas e logo ficam pretas, não compensa.

Sem comentários:

Publicar um comentário