Pizza sem pão

segunda-feira, 25 de março de 2013


Pois é, vem ai uma boa noticia! Quase toda a gente adora pizza, mas ela engorda! 
Aqui está o problema, aliás o problema está na massa, que contém farinha, porque o que a pizza leva são quase sempre legumes.
A pizza nasceu em Itália e é popular em quase todo o mundo, daí surgiu a necessidade de torná-la mais saudável, a nutricionista funcional Sara Pinhão, traz-nos uma receitinha não nos sentirmos mal connosco próprias.



“INGREDIENTES:
Base - 1 couve flor,  tofu, coentros, sal, pimenta
Cobertura - molho de tomate, espinafres, cogumelos frescos, queijo mozzarella, tomate cherry, azeitonas, azeite, orégãos

MODO DE PREPARAÇÃO:
BASE

1) Corte a couve flor em floretes e pique na picadora até parecer arroz
2) Coloque a couve flor picada num tacho com água a ferver e deixe cozer durante 4 minutos
3) Pique muito bem o tofu juntamente com os coentros (se preferir pode optar por juntar outra erva como salsa ou orégãos ou adicionar um alho)
4) Escorra a couve-flor para um escorredor coberto com um pano de cozinha
5) Esprema muito bem o pano com a couve-flor para retirar o máximo de água. Atenção, a água que vai sair está muito quente - pode esperar um pouco ou deixar correr água fria sobre a couve-flor para ajudar a arrefecer
 6) Numa taça, coloque a couve-flor escorrida e o tofu, tempere com sal e pimenta (q.b) e envolva bem com o ovo

7) Coloque o preparado para a base num tabuleiro de ir ao forno coberto com uma folha de papel vegetal. Espalhe e calque com uma colher de pau ou mesmo com as mãos e dê o formato que desejar à sua base, seja redonda, quadrada ou retangular. Deixe o rebordo um pouco mais espesso
8) Pré-aqueça o forno a 200ªC e coloque a base no forno durante 30 minutos


COBERTURA

A cobertura da pizza pode ser bastante variada, mas para a tornar mais saudável aposte em combinações de vegetais bem nutritivos e coloridos como curgete, pimentos, espargos ou rúcula, em vez de carnes gordas como chouriço, bacon e salsichas.

A cobertura que eu coloquei é meramente um exemplo. 
1) Primeiro coloque o molho de tomate. (Pode fazer o seu próprio molho caseiro e guardar em doses individuais no congelador); 
2) Seguidamente coloque os restantes ingredientes: cebola, espinafres, cogumelos, queijo mozzarella, tomates cherry, azeitonas, regue com um fino fio de azeite e polvilhe com orégãos;

3) Coloque no forno durante 12 minutos”

A preparação típica da pizza consiste numa base de massa, feita com farinha de trigo fermentada, regada com molho de tomates e coberta com ingredientes variados. Ora, se optarmos por farinha integral para a base e escolhermos ingredientes para a cobertura, como vegetais que são ricos em vitaminas e fibras e pobres em gorduras, obtemos um prato saudável.
Mais uma vantagem: Podemos aproveitar as sobras de alimentos que estão no frigorífico e fazer uma refeição económica. 
Esta pizza é uma alternativa à pizza banal e não leva farinha, ou seja, a base não é pão, mas sim couve flor e tofu. É  perfeita para doentes celíacos principalmente e para quem faz dieta e todas as pessoas em geral.

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