Cronograma capilar

sexta-feira, 22 de março de 2013


O que é?

É um tratamento caseiro que consiste em  cuidar dos cabelos sem deixar nenhum tipo de tratamento de fora, isto é, este tratamento conta com três fases: Hidratação, Nutrição e Restruturação.
Este tratamento é indicado para pessoas com todos os tipos de cabelo, contudo os produtos que utilizam devem ser adaptados a cada tipo de cabelo.
O tratamento consiste na utilização de três tipos de mascaras para o cabelo, uma hidratante, outra nutritiva e outra reconstrutora, por isso os resultados sao melhores do que quando utilizamos apenas uma mascara hidratante um vez por semana ou mês por exemplo. O cronograma é um tratamento continuo a ser feito todas as vezes que lavamos o cabelo ou três vezes por semana no minimo.


No fundo o tratamento consiste num calendário em que em cada dia que lavamos o cabelo aplicamos uma máscara diferente – hidratante, nutritiva ou reconstrutora – e esse calendário é feito conforme a necessidade de cada pessoa.
O mais importante é que nunca se pode passar a fase de reconstruir sem antes hidratar e nutrir o cabelo, isso vai estraga-lo ainda mais.
Vou dar como exemplo o meu:

1a semana:    H – H –N
2a “               : H – N – R
3a “               : H – H – N
4a “               : H – N - R

Parece difícil? Vou explicar para que serve cada fase e como encontrar máscaras de cada tipo através dos ingredientes, já que o cronograma é algo recente e quase todas as marcas vem com designação “Hidratação”.

Hidratação: É a  reposição hídrica. Vamos repor a água perdida no cabelo (fator muito importante para mantê-lo saudável).
Ingredientes das máscaras hidratantes: Extrato de algas, Panthenol, Aloe Vera, Vitaminas, Chocolate, mel entre outros.

NutriçãoReposição lipídica. Aqui uma máscara comum pode ter ativo para nutrir o cabelo, as máscaras com muitos nutrientes são mais fortes do que uma simples máscara de hidratação.
Ingredientes mais comuns: Proteínas hidrolisadas, como proteínas do leite, trigo, seda, aveia, etc. Também Ceramidas, óleo de coco, semente de uva, girassol, manteiga de karité, cacau, cisteína e creatina.

Reconstrução: Reposição protéica. Esse é o momento em que é importante identificar o que seu cabelo precisa, se ainda está com frizz, seco ou quebradiço.
Ingredientes importantes: Queratina (e os seus aminoácicos, Cisteina, serina , prolina, argilina), colágeno.
A reconstrução pode ser  complementada com queratina líquida ou ampolas de queratina aplicadas na máscara, a parte da reconstruco é muito importante para quem usa tratamentos químicos no cabelo (secador, tinta, prancha, alisamento, perante, etc).

Vão experimentar?

Sem comentários:

Publicar um comentário